Entidades Parceiras

No contexto do Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão, o Pessoas 2030 – “que se dedica a apoiar medidas de política pública que permitam enfrentar os desafios das qualificações da população, do emprego, da inclusão social e, transversalmente, da questão demográfica” – as parcerias estratégicas assumem um papel essencial na criação, implementação e sucesso deste projeto de formação. Numa ótica que assenta no pressuposto da complementaridade entre as partes, procurámos entidades parceiras focadas no desenvolvimento local e regional, visando a promoção do crescimento económico, a eliminação de assimetrias e o reforço da coesão económica e social, no respeito pelos princípios da não discriminação e da transparência.

Sumariamente podemos destacar os seguintes parceiros:

  • Centros Qualifica: Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, Agrupamento de Escolas de Arraiolos, Sta. Casa de Misericórdia de Campo Maior, Escola Secundária Campos de Melo e Agrupamento de Escolas da Lourinhã.
  • Associações Empresariais, Associações de Desenvolvimento Local e Regional: ACICA, uma organização associativa que representa as empresas dos sectores do comércio e indústria, visando contribuir e promover o desenvolvimento social, económico e tecnológico da Região, fomentando o movimento associativo, defendendo os legítimos interesses dos Associados, formando e valorizando os colaboradores, criando valor também para as empresas que os acolhem; Oceanos sem Plásticos – intervém de forma a sensibilizar os portugueses para a preservação do planeta, nomeadamente nos oceanos e rios -desenvolvem ações de limpeza e sensibilização para a problemática do lixo marinho; Associação INCLUIR+, que dá resposta integrada de capacitação do cidadão sénior do concelho de Torres Vedras, a par com atividades intergeracionais e com o foco em reforçar uma comunidade mais sustentável e solidária para com os públicos vulneráveis. Têm como missão o desenvolvimento de projetos em envolvimento com a comunidade, para o aprofundamento de uma sociedade inclusiva; A APTEA – Associação para a transformação de Ecossistemas de Aprendizagem, cuja missão é desenvolver projetos, atividades e ações que apoiem cidadãos de todas as idades a alcançar todo o seu potencial no processo de aprendizagem ao longo da vida. Para a concretização desta missão, a APTEA tem os seguintes valores: empatia, respeito, autonomia, empoderamento, criatividade, inspiração, coragem, sustentabilidade, colaboração, inovação e voluntariado.
  • Empresas: Beecircular, Lda – economia circular para a sustentabilidade – que visa “Polinizar” a Economia Circular através da Capacitação, Inovação Circular e Transformação Circular.
  • Estabelecimentos de Ensino e/ou Entidades Formadoras: Associação de ensino Cristóvão Colombo, com áreas de formação diferentes da nossa e ainda homologada como Escola Profissional, sendo um parceiro estratégico do ponto de vista da complementaridade da oferta formativa.

De resto, temos formalizadas parcerias com muitas outras entidades, que no contexto da formação privada, visam dar benefícios às pessoas (direta ou indiretamente) ligadas aos parceiros, facilitando assim o acesso à aprendizagem.

Assim, a articulação entre nós e outras entidades formadoras, empresas, associações setoriais e organismos locais permite alinhar o plano de formação com as reais necessidades do mercado de trabalho e dos territórios. Estas sinergias tornam possível:

  • A identificação de perfis de formação mais relevantes para diferentes públicos e setores;
  • A adequação dos referencias de formação às exigências das empresas e do mercado de trabalho;
  • O acesso facilitado a grupos-alvo prioritários, como ativos empregados ou desempregados com baixas qualificações;
  • A inclusão de público em risco de exclusão social.
  • A divulgação eficaz da oferta formativa, reforçando o impacto territorial e social do projeto.

A estratégia de envolver parceiros em áreas especificas – ambiente, inclusão, sustentabilidade – não tem impacto somente nos pontos anteriormente mencionados, mas também possibilitam a realização de atividades/eventos que fomentam a reflexão sobre determinadas problemáticas, a fim de fazer emergir sentimentos ético-morais mais profundos e assim potenciar as desejáveis mudanças de comportamento. Trabalhar em parceria é garantir que a formação não é apenas uma resposta técnica, mas uma ferramenta concreta de qualificação, inclusão e desenvolvimento sustentável, pelo que almejamos contribuir para a promoção do desenvolvimento global sustentável através das boas práticas na nossa atividade e através da disseminação de conhecimento, formando pessoas, transformando não só como pensam, mas impactando na forma como procedem, tornando-os agentes de mudança, pois acreditamos ser essencial educar para o desenvolvimento sustentável.

Acreditamos também que a cooperação entre entidades é o caminho para que o programa Pessoas 2030 cumpra plenamente a missão de valorizar as pessoas, promover competências e preparar o futuro.