A presente informação visa prestar as informações para estimular a realização do diagnóstico de autoavaliação do nível de competências digitais, em alinhamento com os objetivos da Academia Portugal Digital. Podem encontrar o teste aqui https://academiaportugaldigital.pt/
O que é a Academia Portugal Digital?
A Academia Portugal Digital nasce em março de 2022 para que todos os cidadãos, nas várias fases da vida, possam melhorar as suas competências digitais. Queremos capacitar os portugueses rumo a uma nação + digital.
O que é?
É uma plataforma agregadora de cursos gratuitos, onde pode fazer o diagnóstico das suas competências digitais, aceder a formação e explorar saídas profissionais. Uma ferramenta com várias oportunidades, que ajuda a testar, melhorar e certificar o seu nível digital.
Para quem?
Todos podem navegar nos serviços da Academia, especialmente:
- Quem quiser melhorar o seu nível de competências digitais
- Quem procurar uma especialização na área do digital
- Se for uma empresa e quiser formar os seus trabalhadores na área do digital
Benefícios
- Elevar as competências digitais dos cidadãos
- Ser um recurso para as empresas na qualificação dos seus trabalhadores
- Promover a inclusão digital na sociedade
Das 8 áreas de formação propostas, 6 constam simultaneamente das Listas de AEF que integram qualificações do CNQ com competências relacionadas com o domínio da Transição Digital (ENEI) e da Transição Verde (ENEI). As outras 2 áreas inserem-se na Lista de AEF que integram qualificações do CNQ com competências relacionadas com o domínio da Transição Digital (ENEI).
O caminho para uma sociedade digital já está a ser feito e é neste contexto de desenvolvimento que surgiu o Plano de Ação para a Transição Digital que contempla três principais pilares de atuação: “Pilar I-Capacitação e inclusão digital das pessoas; Pilar II-Transformação digital do tecido empresarial; Pilar III-Digitalização do Estado”. O nosso projeto de formação em apreço ambiciona contribuir diretamente para o Pilar I, na convicção que o efeito multiplicador da execução da formação, acabará impactar positivamente nos Pilares II e III. Sabendo que existem fatores que dificultam a desejável transformação digital, pretendemos contribuir para combater a principal dificuldade sentida pelas empresas nos processos de transformação digital que é a escassez de trabalhadores detentores das competências digitais necessárias. Queremos com a execução do plano formativo, promover a capacitação e a inclusão digital das pessoas, dando uma resposta de formação profissional que não só favoreça o emprego na área digital, mas também que permita a requalificação de trabalhadores empregados ou desempregados, assegurando a diminuição do impacto da automação no mercado de trabalho.
De forma a estarmos alinhados com os objetivos da Academia Portugal Digital difundirmos e incentivamos os formandos – e não só – para a realização do diagnóstico de autoavaliação do nível de competências digitais, divulgando as informações pertinentes e o link para que o façam, na ficha de inscrição, no contrato de formação, no regulamento da formação, brochuras, folhetos e outros elementos de divulgação, nomeadamente através da partilha do link aqui, nosso site.